Muitos sistemas em engenharia possuem a estrutura de um conjunto de componentes discretos conectados. Um conjunto de componentes pode, por exemplo, representar uma central termelétrica, uma rede de trocadores de calor ou um equipamento como uma turbina a gás. Matematicamente, estes componentes representam as equações do sistema. O IPSEpro é uma plataforma que permite ao usuário conceber a configuração deste tipo de sistema por meio de uma linguagem gráfica e posterior resolução numérica do conjunto de equações formado.
Um conceito de modelagem sofisticado, porém, intuitivo é a base da capacidade e flexibilidade do IPSEpro.

O IPSEpro é baseado no conceito de componentes padronizados que são utilizados para construir o modelo de um processo. Cada modelo é representado matematicamente por um conjunto de equações e variáveis. Construir o modelo matemático de um processo significa juntar todas as equações dos modelos componentes em um único sistema de equações.
O IPSEpro oferece gerenciamento eficiente de dados, métodos matemáticos poderosos e uma interface gráfica intuitiva (baseada em Windows) para que o usuário possa se concentrar totalmente nos aspectos técnicos de seus problemas.
A chave para a flexibilidade do IPSEpro é o seu conceito de bibliotecas de modelos: o IPSEpro é ajustado a tipos específicos de processos carregando uma biblioteca de modelos apropriada. Como o usuário pode criar suas próprias bibliotecas, praticamente não há limites para a aplicação do IPSEpro. Assim, o IPSEpro permite flexibilidade em dois níveis: nível dos componentes e nível do processo.
Flexibilidade no nível dos componentes:
O IPSEpro oferece flexibilidade ilimitada na definição das características dos modelos de componentes usados para modelar processos. Isso permite que o usuário construa bibliotecas de modelos de componentes que correspondam exatamente aos requisitos de sua aplicação.
O processo de construção do modelo de componente é fácil e interativo. O usuário projeta seus modelos matemática e graficamente dentro do MDK, Kit de Desenvolvimento de Modelos IPSEpro.
O usuário também pode modificar e personalizar modelos de componentes existentes a partir de bibliotecas de modelos padrão, usando MDK, se necessário.
Flexibilidade no nível dos processos:
O IPSEpro permite total liberdade na organização dos componentes disponíveis para representar um processo (configuração de planta ou sistema). A interface gráfica facilita e acelera substancialmente o desenvolvimento de esquemas de processos e a apresentação dos resultados dos cálculos. Para configurar um modelo de processo, o usuário escolhe ícones de componentes em um menu de biblioteca, coloca-os e conecta-os adequadamente na janela do projeto do PSE, o Process Simulation Environment. Os dados numéricos e os resultados dos cálculos do processo são inseridos e exibidos diretamente na janela do projeto.
O IPSEpro permite ao usuário simular o comportamento de elementos únicos de processos, de partes de um processo e de modelos de plantas completas. O IPSEpro fornece gerenciamento eficiente de dados e utiliza algoritmos robustos que proporcionam cálculos rápidos.